Curso IA para Gestão Responsável de Impacto Socioambiental
Publicado em 01/05/2025

O tema do curso é o uso de Inteligência Artificial Generativa com foco em gestão para impacto socioambiental positivo. A proposta é contribuir para o fortalecimento de diferentes instituições (com ou sem fins lucrativos) por meio de uma maior compreensão sobre os benefícios que o uso responsável de IA Generativa possibilita para ampliar o impacto socioambiental.
Pesquisa de 2024 da McKinsey destaca que a IA Generativa é como “um foguete atravessando com sucesso a atmosfera” e que 65% das empresas do mundo já usam a tecnologia.
Segundo a Schwab Foundation, Ernst & Young e a Microsoft, em relatório conjunto de 2024, o uso de IA Generativa pode melhorar a eficiência e produtividade, facilitar a tomada de decisão orientada por dados e ainda expandir a escala do impacto socioambiental.
O curso vai capacitar os participantes a liderarem a transição para uma nova racionalidade produtiva, impulsionada pela gestão de impacto socioambiental positivo e pela Inteligência Artificial (IA). O curso visa desenvolver competências para a construção de organizações resilientes, inovadoras e comprometidas com a geração de valor social e ambiental, em sintonia com os princípios da economia regenerativa e o uso ético da inteligência artificial generativa.
Profissionais do terceiro setor, do setor privado, do chamado setor 2.5 e do setor público que desejam liderar iniciativas de impacto socioambiental positivo.
O curso foi desenhado para ser vivenciado como programa de educação continuada da PUC-Rio, envolvendo encontros síncronos semanais (quartas-feiras, das 19h até as 21h) com a turma e professores, além de implicar em estudos assíncronos semanais (cerca de 3h) no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Integra teoria e prática, aplicando a IA Generativa na gestão organizacional e de impacto socioambiental, com análise de casos reais e interação com líderes de empresas sociais envolvidos em programa do Yunus* no Brasil. Os alunos serão “early adopters” de uma IA Generativa para gestão de impacto socioambiental positivo, em um ambiente online gamificado que estimula a participação com recompensas em livros. No total, serão 12 horas de encontros síncronos e 23 horas de conteúdos assíncronos.
O curso tem ainda um diferencial importante: a quantidade de professores envolvidos (co-teaching) ao mesmo tempo nas ações síncronas e assíncronas, elevando a ambiência de ensino-aprendizagem do programa, que tem uma natureza muito dialógica e prática (hands-on).
Muhammad Yunus foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz. O economista bengalês concebeu as microfinanças no mundo e popularizou os negócios sociais como organizações que visam ao impacto socioambiental positivo, ao mesmo tempo em que visam ao lucro, o qual deve ser totalmente aplicado na organização para manter, aprimorar e escalar a operação. Para saber mais: Borio, 2024; Mello, 2018.
Matrícula até 21/05/2025
Reprodução “Curso IA para gestão responsável de impacto socioambiental” – PUC Rio