Roda de Conversa firme e forte em 2021

Publicado em 25/02/2021
Card image cap

Empreendedoras sociais relatam desafios para vencer a exclusão digital

A primeira edição da Roda de Conversa de 2021, realizada nesta quinta-feira (25/02), contou com a participação de duas empreendedoras de impacto social que abordaram os desafios desse tipo de negócio no pós-pandemia.  Duas mulheres que arregaçaram as mangas e estão à frente de empresas que vêm promovendo a transformação social aliada ao lucro. O bate-papo on-line foi mediado pela secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico e coordenadora do movimento Rio de Impacto, Geiza Rocha, e pode ser conferido na íntegra no YouTube.

Sabe aquela sobra de tecido das indústrias têxteis e confecções? São nada menos do que 170 mil toneladas descartadas todo ano somente no Brasil. Foi com foco no potencial econômico de transformação desse resíduo em renda e trabalho para mulheres que a administradora e designer Ariane Santos criou a Badu Design, que transforma esse material que iria para o lixo em novos produtos. São itens de papelaria, moda e decoração, numa rede que inclui 486 mulheres em 21 municípios do Paraná.

“Atendemos mulheres em situação de vulnerabilidade e que estão afastadas de uma oportunidade de emprego porque estão cuidando de alguém, capacitando-as para uma nova atividade. Acreditamos que para que haja transformação social é preciso também desenvolvimento econômico. Queremos mostrar a potência dessas pessoas, trabalhando em rede, e levando produtos sustentáveis e bonitos, promovendo o reuso e minimizando os impactos ambientais”, explicou Ariane.

A Badu nasceu da perspectiva de envolver  mulheres que realizassem o trabalho em seus lares para que assim pudessem continuar cuidando dos filhos ou de um ente enfermo. Porém, a crise da Covid-19 também forçou o empreendimento a se reinventar. De início, foram produzidas mais de 25 mil máscaras em parceria com a inciativa privada, garantindo o sustento de 20 costureiras da rede. Em seguida, foi a vez da criação de novos produtos, como os kits Badu Box, que continham atividades manuais para adultos e crianças se entreterem durante o período de isolamento social, vendidos on-line. De todas as mudanças, as mais impactantes foram as capacitações que passaram a ser on-line, o que permitiu levar a metodologia da Badu para outros lugares.

“O contexto da pandemia ampliou a conscientização dos consumidores. Assim, conseguimos fortalecer as bases de mercado sustentável proporcionando o resgate de renda dessas mulheres periféricas. Mas para que isso acontecesse foi preciso ensiná-las a usar as ferramentas de tecnologia e enfrentar os desafios da falta de conectividade. O lado bom foi que a internet proporcionou também a oportunidade de expandir nossa metodologia e chegar mais longe. Passamos a atender mulheres do Ceará e de São Paulo”, contou Ariane.

A exclusão digital também foi uma questão enfrentada pela educadora popular do curso Escola Saberes Comunitários, Anna Paula Sales, durante a pandemia. O empreendimento tem como objetivo empoderar as comunidades, por meio da inclusão social pela educação promovendo a justiça social e a geração de emprego e renda.

“Eu sou uma mulher periférica, que teve a vida transformada pela educação, acredito nela como base de tudo. A pandemia nos trouxe dificuldades e tivemos de readaptar toda nossa metodologia de ensino para plataformas digitais. Porém, nosso grande obstáculo estava na exclusão digital. Além de não ter acesso à internet, nosso público não tinha sequer smartphones ou computadores para acessar o material”, falou Anna Paula.

Segundo ela, foi preciso buscar saídas para a questão fazendo parcerias e trabalhando em rede com outras instituições para garantir a conectividade e continuidade das aulas. “Também fizemos diversas ações humanitárias durante esse período porque não adianta querer ensinar uma pessoa que tem fome. Foi um período de grande produtividade e voltou nossos olhares para uma nova perspectiva, uma nova economia criativa e solidária. Os negócios de impacto serão a solução nesse pós-pandemia”, concluiu.

O próximo encontro da Roda de Conversa será realizado no dia 25 de março e faz parte da agenda do Movimento Rio de Impacto. A inciativa foi proposta pela Asplande, que coordena a incubadora de negócios sociais Impacta Mulher, junto com a Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras.

– Repost de https://www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br/noticias/6027-empreendedoras-sociais-relatam-desafios-para-vencer-a-exclusao-digital

Tags

rio de impacto ecossistema de impacto negócios de impacto negócios de impacto socioambiental desenvolvimento sustentável impacto socioambiental NIS investimento de impacto aceleração empreendedorismo social empreendedorismo de impacto impacto social positivo economia de impacto soluções inovadoras aceleração social formação empreendedora ODS negócio socioambiental inclusão social tecnologia e inovação comunidades sustentaveis startup de impacto ESG Empreendedorismo terceiro setor inclusão produtiva capacitação profissional empreendedores de impacto inovação social educação empreendedora desafios ambientais organização da sociedade civil OSCs alternativas sustentaveis negocios sociais sustentabilidade Startups Brasil economia circular finanças sustentáveis Cursos ONGs startups enimpacto negócios de impacto social empreendedorismo feminino desafios sociais ciência e tecnologia impacto social Sebrae Rio impacto socioambiental positivo ecossistema de inovação mudanças climáticas aceleração de startup riodeimpacto podcast economia criativa inovação tecnológica mulheres empreendedoras projetos sociais e ambientais projetos de impacto transformação social mulher empreendedora simpacto lideres empreendedores pequenas empresas capacitação de impacto Observatório NIS RJ empreendedoras politicas publicas programa de aceleração sustentabilidade ambiental pequenos negócios PUC-Rio ongs brasil incubadora negócios inovadores Sebrae Economia Verde biodiversidade mulheres de negócio negócio social mentoria inovação socioambiental inovação Asplande impactosocial Oi Futuro mobilidade urbana projetos de impactos socioambientais startups de impacto empreendedorsocial soluções socioambientais educação profissional capacitação empreendedora sustentabilidade financeira organizações de impacto responsabilidade social Sebrae Startups iniciativas de impacto 5CNCTI Inteligência Artificial CiênciaeTecnologia organizações sociais empoderamento feminino empreendedor social Sitawi empreendedores brasil Casa Firjan MDIC impactos positivos podcast de impacto Faperj desenvolvimento e inovação nova economia Objetivos de Desenvolvimento Sustentável serviço público sociobiodiversidade organizações não governamentais Estratégia periferia expansão de impacto projetos de inovação habilidades digitais CIEDS Yunus Negócios Sociais projetos sociais gestão de contratos OSC dia internacional da mulher ciência e inovação ONU Brasil MudançaClimática investimento responsável promoção da saúde empresas inovadoras organizações sem fins lucrativos meio ambiente mudança social futuro sustentável maratona de impacto incentivo financeiro capacitações mentorias inovação e tecnologia meio sustentavel captação impacto positivo segurança alimentar modelagem de negócios InovAtiva Finanças do Bem PremioImpactosPositivos planejamento estratégico gestão estratégica Rio2C OscardoBem empreender com foco tag nova empregabilidade Conecta Lab gestão sustentável de resíduos aceleradora responsabilidadesocial desperdício de alimentos Impacta Mais aceleração de startups Prêmio Sebrae Startups projetosocial inovação cientifica diversidade e inovação energia verde Movimento B inclusãosocial Impuct Hub capacitaçãoprofissional comportamento empreendedor mobilidade urbana sustentável Empreendedoras Tech mulheres na tecnologia mulheresdenegócio empreendedorismofeminino Premio Missão Empreendedora Premio Empreendedor Social Jovens Transformadores mulherempreendedora educaçãoempreendedora economia solidaria impactoambiental Tecnologia Social Observatório NIS ObservaRio Observatório dos Negócios de Impacto Socioambientais germinação Estratégia Brasil 2050 combate à fome comunidades tradicionais modelo de negócio programa de inovação investimento de impacto socioambiental Inova Startups Formação ecossistema de inovação social cienciaeinovação tecnologiaeinovação tecnologia sustentavel geração de renda socioambiental gestão publica projetos socioambientais Premio Impactos Positivos Oscar do Bem PIP 2024 inovação sustentavel NISA Pensa Rio Cadimpacto ciclo organico feche o ciclo lixo orgânico resíduos orgânicos Calendário moda sustentavel redes de impacto inovação verde startups verdes efeitos climáticos agro sustentável cidades resilientes descarbonização mudanças socioambientais BNDES Garagem recursos naturais negócio inovador impacto ambiental positivo captação de recursos projetos de pesquisa Cidades Inteligentes Desenvolvimento Social e Sociocultural 8 de março dia da mulher negócios sustentáveis impacto ambiental Shell Iniciativa Jovem Jovem Empreendedor aceleração de negócios empreendedorismo nas favelas empreender transforma rodadas de negócios oportunidades de negócios Yunus Negocios Sociais BR Instituto Ekloos OCS